No dia 15 de março celebrou-se o Dia do Digital.

Tendo em conta o tema do Projeto Educativo que aborda as ferramentas digitais e os jogos tradicionais, decidimos juntar as duas temáticas.

No grupo refletimos sobre os meios digitais, quais conhecem, para que servem, a sua utilização e importância. Posteriormente fizemos uma abordagem sobre os jogos tradicionais, o que são e quais conhecem.

 Para lembrar a importância que os meios digitais têm no contexto escolar decidimos utilizar a filmagem de jogos tradicionais através do telemóvel e depois enviar para os pais e/ou encarregados de educação através do grupo que cada sala tem no Facebook, no Messenger ou via email.

Os jogos tradicionais constituem uma atividade rica para o desenvolvimento integral da criança, potenciam o desenvolvimento de várias competências psicomotoras, tais como a integração em grupo, orientação espacial, sentido rítmico, enriquecimento da linguagem e formação da personalidade, entre outras competências.

Os vídeos foram partilhados e o feedback foi muito bom. A escolha dos jogos por parte das crianças, o empenho com que os realizaram, alguns deles com regras que foram cumpridas, as gargalhadas que soaram na sala, os olhos brilhantes à espera da sua vez e a alegria com que festejavam a vitória ou o final do jogo foi excelente.

Sem dúvida que serão atividades para continuar a explorar e que terão uma aceitação muito grande por parte das crianças.